sexta-feira, 7 de março de 2014

Cardio-Kickboxing e Kickboxing Team.


Salles Sougou Kakutougi

Cardio-Kickboxing e Kickboxing Team.

High-Intensity Interval Training
(Treino Intervalado de Alta Intensidade).


Está sem tempo para emagrecer? Pois, trate de arregaçar as mangas, calçar os seus tênis e ir à luta! Pesquisas indicam que o HIIT, sigla inglesa para High-Intensity Interval Training, ou em português Treino Intervalado de Alta Intensidade, promete uma série de benefícios à saúde e à boa forma gastando pouco tempo. Como essa mágica é possível?


1 - As sessões podem durar apenas quatro minutos segundo alguns métodos, mas o normal é algo entre 20 e 30 minutos. Logo, qualquer pessoa pode encaixá-lo na rotina.


2 - Durante este tempo os praticantes se submetem a explosões curtas de exercícios, intervalados por períodos de descanso ou atividades mais leves. Dar tudo de si em pequenas doses confere alguns benefícios que o exercício contínuo e mais lento não é capaz de entregar – ou até entrega, mas em um prazo bem maior.


3 - O HIIT mostra resultado rapidamente – é o que sugere, por exemplo, um estudo publicado no American College of Sports Medicine Annual Meeting, em 2011, onde constatou-se que duas semanas de treino intervalado de alta intensidade equivalem, para o sistema aeróbico do indivíduo, a seis ou oito semanas de exercícios convencionais.

4 - Outros estudos sustentam que, em relação à perda de peso, essa eficiência em um espaço menor de tempo também é verificada (e sem afetar os músculos!), bem como na melhoria da saúde cardíaca e no metabolismo: até 24h depois do treino ele ainda surte efeito positivo no organismo.

5 - A grande vantagem do HIIT é utilizar os benefícios do efeito EPOC, que é o consumo aumentado de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia.